Início / Conteúdo Próprio / Concrescência

Concrescência

banneradsense2

 

concrescenciaA concrescência ocorre quando raízes de dois ou mais dentes estão unidas pelo cemento, podendo envolver tanto dentes decíduos quanto dentes permanentes.

A real causa ainda é desconhecida, mas diversos autores suspeitam que a falta de espaço durante o desenvolvimento, trauma local, força oclusal excessiva ou infecção local após o desenvolvimento dentário podem ser alguns dos fatores causadores dessa patologia.

A concrescência é chamada de Verdadeira caso ela tenha ocorrido durante o desenvolvimento dentário, e é chamada de Adquirida caso ocorra depois do desenvovimento dentário.

Os dentes mais frequentemente envolvidos são os molares superiores, principalmente o 3º molar com um dente supranumerário. Os dentes envolvidos podem não erupcionar ou irromper incompletamente.

Devemos ficar atentos em relação aos exames radiográficos, pois estes nem sempre conseguem diferenciar entre concrescência e dentes que estão em íntimo contato ou simplesmente sobrepostos. Caso exista a suspeita dessa condição em um exame radiográfico e a extração de um dos dentes está sendo cogitada, o cirurgião-dentista precisará de radiografias com projeções adicionais em ângulos diferentes para melhorar a avaliação desse caso.

A concrescência interfere no tratamento somente quando é tomada a decisão de remover um ou ambos os dentes envolvidos. Esse caso é um puco complicado caso seja necessária uma extração, porque o cirurgião-dentista deverá alertar o paciente de que a tentativa de extração de um só dente pode resultar na remoção simultânea e não intencional do outro. ‪

Fonte de Pesquisa: Radiologia Oral – Fundamentos e interpretação (White)

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Sobre Dr. Daniel Moreira de Bulhões

Cirurgião-Dentista graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Cursou parte de sua graduação nos Estados Unidos durante o "Brazil Scientific Mobility Program" na University of Kentucky. Pós-graduando em Prótese Dentária e Implante Dentário pela Faculdade de Sete Lagoas de Minas Gerais. Empresário, Diretor clínico da "Evolution Dental Clinic" e sócio-proprietário da MOLART (www.molart.com.br), loja de presentes exclusivos e criativos para dentistas. Foi professor voluntário de Saúde Bucal dos cursos de extensão da Faculdade FACIMA para a Terceira Idade, estagiário do Ministério da Saúde no PET-Saúde, presidente e fundador da Liga de Prótese Dentária, três vezes monitor de Prótese Dentária na Clínica Integrada da UFAL, membro da comissão de tecnologia da informação e comunicação do CRO/AL e Presidente do Centro Acadêmico de Odontologia CAO-UFAL. Se aperfeiçoou em Facetas e Laminados cerâmicos, Toxina Botulínica e Preenchimento Facial, Cirurgia buco dentária, Radiologia, Odontologia Estética, e atualmente está se aperfeiçoando em Endodontia e Dentística pelo Instituto Odontológico do Nordeste. Venceu três prêmios como melhor Blog de Saúde, Cultura e Educação. É autor-responsável pelo Blog Profissão Dentista, Digital Influencer e Webmaster com experiência em Mídias Sociais e Marketing Digital na Odontologia, onde palestra e dá cursos sobre o assunto.

Veja Também!

“Gengiva dentro do dente” – Pulpite Crônica Hiperplásica ( Pólipo Pulpar)

“Gengiva dentro do dente”, “Gengiva crescendo dentro do dente” ou “Tem uma carne dentro do ...