Início / Destaque / As 5 Possibilidades do Mercado de Trabalho para Recém-Formados em Odontologia

As 5 Possibilidades do Mercado de Trabalho para Recém-Formados em Odontologia

banneradsense2

Me formei em Odontologia…

E agora, o que eu faço?

duvidas recem formado odontologia

Existem 5 Possibilidades para os Recém-Formados em Odontologia:

  1. Consultório próprio. Você vai comprar tudo aquilo que é necessário para montar a sua sala de atendimento.
  2. Consultório compartilhado. Montar um consultório com colegas para dividir as despesas. Mas você também irá dividir horários, cadeira, materiais etc.
  3. Sala Alugada. Você poderá alugar a sala do dono de uma clínica odontológica que tem várias cadeiras, ou pelo menos mais de uma. Nesse caso você terá a mesma liberdade que teria no seu próprio consultório, porém esse lugar não será seu e provavelmente você terá que dividir as despesas fixas com o dono da clínica.
  4. Porcentagem. Nada aqui vai ser seu, e o que você ganhar vai ser baseado na sua produtividade. Quanto mais atendimentos você fizer e mais lucros você gerar para aclínica, maior será o seu retorno, porque parte dos lucros ficará para o dono da clínica e parte ficará para você.
  5. Cargo Público. Seja acadêmico ou não, existem várias possibilidades. Umas das principais vantagens você vai ter uma clientela garantida e poderá sentir na prática como é o ritmo da profissão e como é a rotina, pegando bastante experiência prática.

Para escolher uma dessas opções acima você deverá considerar algumas perguntas a serem questionadas:

  • Como está o seu preparo técnico?
  • Você se preparou bem tecnicamente na faculdade?
  • Quanto você se preparou?
  • Você vai conseguir atender as demandas do mercado?
  • Sua comunicação com os paciente é boa?
  • Você sabe se relacionar bem com o seu paciente?
  • Você sabe negociar e tratar bem o seu paciente?
  • Você consegue proporcionar uma boa experiência do seu serviço para o seu paciente?
  • O seu paciente vai ter conforto no seu local de atendimento?
  • O seu paciente se sentirá seguro  e feliz com o seu atendimento?
  • Você tem dinheiro para investir?

Não caia no auto-engano! Conheça a si mesmo! Deixe as ansiedades de lado. Não vá sair por aí, achando que já sabe demais e que já pode enfrentar a carreira de trabalho de qualquer jeito.

Estude as suas possibilidades e veja qual caminho você quer seguir. Caso não se sinta preparado, continue investindo no seu conhecimento através de cursos de aperfeiçoamento ou especialização. Isso poderá te trazer maiores habilidades práticas e maior segurança para começar sua carreira.

Inspire-se! Procure saber a trajetória daqueles que atualmente já fazem sucesso. Como eles conseguiram chegar lá? Que dicas eles poderiam me dar? Aproxime-se dessas pessoas, elas possuem muita experiência na carreira e com toda certeza possuirão ótimas dicas para quem quer começar a ser Dentista.

Lembre-se que independente do seu começo, para alcançar bons resultados no seu futuro e assegurar uma qualidade de vida mais segura como cirurgião-dentista você precisará sempre de muito estudo, dedicação e paciência.

Artigo com dicas do meu colega Matheus Felter

VEJA TAMBÉM:

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Sobre Daniel Moreira

Graduando em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Ex-bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras (Brazil Scientific Mobility Program) na University of Kentucky nos Estados Unidos. Presidente da Liga Acadêmica de Prótese Dentária da UFAL, técnico em Prótese Dentária pelo SENAC-AL, monitor de Prótese Clínica da UFAL e monitor do Projeto Trauma Dental. Foi professor voluntário de Saúde Bucal dos cursos de extensão da Faculdade FACIMA para a Terceira Idade, estagiário do Ministério da Saúde no PET-Saúde, membro da comissão de tecnologia da informação e comunicação do CRO/AL e Presidente do Centro Acadêmico de Odontologia CAO-UFAL. Se aperfeiçoou em Cirurgia buco dentária e atualmente está se aperfeiçoando em "Odontologia Estética" (Dentística) e em Endodontia pelo Instituto Odontológico do Nordeste - IDENT. Venceu três prêmios como melhor Blog de Saúde, Cultura e Educação. É autor-responsável pelo Blog Profissão Dentista, Digital Influencer e Webmaster com experiência em Mídias Sociais e Marketing Digital.

Veja Também!

Periodontites: Enfermidades que acometem o Periodonto de Inserção

ENFERMIDADES QUE ACOMETEM O PERIODONTO DE INSERÇÃO (Periodontites)   PERIODONTITES Processo infeccioso causado por microrganismo ...