Início / Cirurgia / Bichectomia – Cirurgia Plástica da Bochecha

Bichectomia – Cirurgia Plástica da Bochecha

banneradsense2

Bichectomia, também conhecida como cirurgia plástica da bochecha, é remoção da Bola de Bichat, uma estrutura gordurosa presente na região das bochechas que torna a face mais arredondada.

Em muitos pacientes essa camada de gordura é relativamente maior do que em outros, podendo alterar o formato do rosto deixando-o redondo.

COMO FUNCIONA A TÉCNICA CIRÚRGICA

A cirurgia para a retirada dessa “bola de gordura” é chamada de Bichectomia, dura em torno de uma hora e pode ser realizada com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão de 1 a 2 cm é  realizada na cavidade oral, por dentro da boca, e não causa cicatrizes aparentes. O excesso de gordura é removido. A incisão é suturada e o paciente recebe alta no mesmo dia. A remoção do fio de sutura pode ser realizada uma semana depois de forma rápida e indolor.

A técnica é simples e foi descrita em 1980 sendo difundida mundialmente no meio científico e recentemente está sendo consolidada aqui no Brasil.

Passo a Passo

1ª FASE: Anestesia local com ou sem sedação; Incisão de 1 a 2cm, por dentro da boca.

tecnica_cirurgia_01

2ª FASE:  Dissecção e Identificação da Bola de Bichat. Tração delicada da gordura para fora.

tecnica_cirurgia_02

3ª FASE:Ressecção do excesso de gordura, com cuidado para retirar demais.tecnica_cirurgia_03

 

4ª FASE: Cauterização com bisturi elétrico para evitar sangramentos. Ou suturação no local da incisão.

passo 4

Veja abaixo o vídeo:


INDICAÇÕES

A finalidade da bichectomia é puramente estética: reduzir o volume das bochechas e afinar o rosto.

Geralmente a bichectomia é indicada para aqueles indivíduos com face arredondada devido a hipertrofia da Bola de Bichat. Mas algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso pode ser tratado através da aplicação de Botox (injeção de toxina botulínica).

Infelizmente as dietas de emagrecimento não contribuem para o desaparecimento da Bola de Bichat, pois esta é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

CONTRAINDICAÇÕES

Idosos ou pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, são contraindicados a fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIO

O tempo de recuperação e os cuidado após a cirurgia são semelhantes a exodontia de terceiros molares. O paciente deverá repousar durante 3 dias se ausentando do trabalho, evitando esforços físicos, exposição ao sol e ingestão de alimentos/bebidas quentes. O inchaço normalmente dura em torno de uma semana, mas pode variar de indivíduo para indivíduo. É indicado que o paciente faça uso de uma compressa de gelo no local durante 24 ou até 48 horas após a cirurgia e se alimente durante uma semana de alimentos frios e pastosos.

RISCOS E COMPLICAÇÕES 

Por ser uma cirurgia simples, os riscos são mínimos. O profissional precisa ter experiência e familiaridade com as regiões anatômicas da face e da boca, caso contrário pode ocorrer algumas complicações, como em toda cirurgia.

  • Complicações mais simples: sangramento, infecção, etc
  • Complicações mais específicas/raras: Lesão de nervos que podem provocar paralisia facial, lesão do o ducto parotídeo responsável pelo transporte de saliva, assimetria da face remoção excessiva de gordura,etc.

Obs: Alguns profissionais acreditam que a remoção TOTAL de gordura da Bola de Bichat poderá influenciar futuramente durante o nosso envelhecimento quando nosso rosto for ficando mais flácido com o passar dos anos. Por isso mesmo, pessoas que se submetem a essa cirurgia podem precisar de preenchimentos posteriormente, para recuperarem uma aparência mais jovial. Mas recentemente alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade.  Por via das dúvidas, devemos nos preocupar em não exagerar na sua remoção.

15003234

QUANTO CUSTA

O valor da cirurgia varia entre R$ 5.000 a R$ 7.000  variando de profissional para profissional. Ela pode ser feita em Hospital ou em Clínica.

DURAÇÃO DA CIRURGIA

A bichectomia dura em média entre uma hora e uma hora e meia. Mas o tempo de duração da cirurgia dependerá da experiência médica e de quaisquer eventuais complicações que possam ocorrer.

DENTISTAS SÃO CAPACITADOS E PODEM REALIZAR A BICHECTOMIA?

Cirurgiões-Dentistas possuem todo o conhecimento necessário para realizar tal cirurgia, já que para a realização desse procedimento o profissional precisa ter conhecimentos anatômicos faciais, conhecimentos cirúrgicos e noções em anestesia local, além disso, tal cirurgia é feita através da cavidade oral. Tudo isso faz parte da área de conhecimento e domínio do cirurgião-dentista, principalmente em se tratando do Dentista especialista em Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial.

Mas infelizmente  de acordo com Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia – Resolução: CFO – 185/93: “Art 43. É vedado ao cirurgião-dentista o uso da via cervical infra-hióidea, por fugir ao domínio de sua área de atuação, bem como a prática de cirurgia estética, ressalvadas as estético-funcionais do aparelho mastigatório.” FONTE

Os resultados dos estudos a respeito da prática da Cirurgia Buco-maxilo-facial, realizada pela Câmara Técnica composta por representantes dos Conselhos Federais de Medicina e de Odontologia e das Sociedades Brasileiras de Anestesiologia, Cirurgia Plástica Estética e Reparadora, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, consideraram algumas regras que dispõem a Resolução do CFO no. 003/99 e a Resolução do CFM no. 1.536/98 que diz: “Art. 2É da competência exclusiva do médico o tratamento de neoplasias malignas, neoplasias das glândulas salivares maiores (parótida, submandibular e sublingual), o acesso pela via cervical infra-hioidea, bem como a prática de cirurgia estética, ressalvando as estéticas funcionais do aparelho mastigatório que é de competência do cirurgião-dentista.” FONTE

Veja abaixo alguns famosos que fizeram a cirurgia de Bichectomia para a redução das bochechas.

bichectomia1

bochechas-1

bichectomia1

Veja Também: 

Bichectomia – Reportagem do Fantástico ( Blog do Dentista)

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Sobre Daniel Moreira

Graduando em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Ex-bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras (Brazil Scientific Mobility Program) na University of Kentucky nos Estados Unidos. Presidente da Liga Acadêmica de Prótese Dentária da UFAL, técnico em Prótese Dentária pelo SENAC-AL, monitor de Prótese Clínica da UFAL e monitor do Projeto Trauma Dental. Foi professor voluntário de Saúde Bucal dos cursos de extensão da Faculdade FACIMA para a Terceira Idade, estagiário do Ministério da Saúde no PET-Saúde, membro da comissão de tecnologia da informação e comunicação do CRO/AL e Presidente do Centro Acadêmico de Odontologia CAO-UFAL. Se aperfeiçoou em Cirurgia buco dentária e atualmente está se aperfeiçoando em "Odontologia Estética" (Dentística) e em Endodontia pelo Instituto Odontológico do Nordeste - IDENT. Venceu três prêmios como melhor Blog de Saúde, Cultura e Educação. É autor-responsável pelo Blog Profissão Dentista, Digital Influencer e Webmaster com experiência em Mídias Sociais e Marketing Digital.

Veja Também!

Periodontites: Enfermidades que acometem o Periodonto de Inserção

ENFERMIDADES QUE ACOMETEM O PERIODONTO DE INSERÇÃO (Periodontites)   PERIODONTITES Processo infeccioso causado por microrganismo ...