Início / Cirurgia / Bichectomia – Cirurgia Plástica da Bochecha
bichectomia-bochechas-plastica-beleza

Bichectomia – Cirurgia Plástica da Bochecha

banneradsense2

Bichectomia, também conhecida como cirurgia plástica da bochecha, é remoção da Bola de Bichat, uma estrutura gordurosa presente na região das bochechas que torna a face mais arredondada.

Em muitos pacientes essa camada de gordura é relativamente maior do que em outros, podendo alterar o formato do rosto deixando-o redondo.

COMO FUNCIONA A TÉCNICA CIRÚRGICA

A cirurgia para a retirada dessa “bola de gordura” é chamada de Bichectomia, dura em torno de uma hora e pode ser realizada com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão de 1 a 2 cm é  realizada na cavidade oral, por dentro da boca, e não causa cicatrizes aparentes. O excesso de gordura é removido. A incisão é suturada e o paciente recebe alta no mesmo dia. A remoção do fio de sutura pode ser realizada uma semana depois de forma rápida e indolor.

A técnica é simples e foi descrita em 1980 sendo difundida mundialmente no meio científico e recentemente está sendo consolidada aqui no Brasil.

Passo a Passo

1ª FASE: Anestesia local com ou sem sedação; Incisão de 1 a 2cm, por dentro da boca.

tecnica_cirurgia_01

2ª FASE:  Dissecção e Identificação da Bola de Bichat. Tração delicada da gordura para fora.

tecnica_cirurgia_02

3ª FASE:Ressecção do excesso de gordura, com cuidado para retirar demais.tecnica_cirurgia_03

 

4ª FASE: Cauterização com bisturi elétrico para evitar sangramentos. Ou suturação no local da incisão.

passo 4

Veja abaixo o vídeo:


INDICAÇÕES

A finalidade da bichectomia é puramente estética: reduzir o volume das bochechas e afinar o rosto.

Geralmente a bichectomia é indicada para aqueles indivíduos com face arredondada devido a hipertrofia da Bola de Bichat. Mas algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso pode ser tratado através da aplicação de Botox (injeção de toxina botulínica).

Infelizmente as dietas de emagrecimento não contribuem para o desaparecimento da Bola de Bichat, pois esta é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

CONTRAINDICAÇÕES

Idosos ou pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, são contraindicados a fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIO

O tempo de recuperação e os cuidado após a cirurgia são semelhantes a exodontia de terceiros molares. O paciente deverá repousar durante 3 dias se ausentando do trabalho, evitando esforços físicos, exposição ao sol e ingestão de alimentos/bebidas quentes. O inchaço normalmente dura em torno de uma semana, mas pode variar de indivíduo para indivíduo. É indicado que o paciente faça uso de uma compressa de gelo no local durante 24 ou até 48 horas após a cirurgia e se alimente durante uma semana de alimentos frios e pastosos.

RISCOS E COMPLICAÇÕES 

Por ser uma cirurgia simples, os riscos são mínimos. O profissional precisa ter experiência e familiaridade com as regiões anatômicas da face e da boca, caso contrário pode ocorrer algumas complicações, como em toda cirurgia.

  • Complicações mais simples: sangramento, infecção, etc
  • Complicações mais específicas/raras: Lesão de nervos que podem provocar paralisia facial, lesão do o ducto parotídeo responsável pelo transporte de saliva, assimetria da face remoção excessiva de gordura,etc.

Obs: Alguns profissionais acreditam que a remoção TOTAL de gordura da Bola de Bichat poderá influenciar futuramente durante o nosso envelhecimento quando nosso rosto for ficando mais flácido com o passar dos anos. Por isso mesmo, pessoas que se submetem a essa cirurgia podem precisar de preenchimentos posteriormente, para recuperarem uma aparência mais jovial. Mas recentemente alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade.  Por via das dúvidas, devemos nos preocupar em não exagerar na sua remoção.

15003234

QUANTO CUSTA

O valor da cirurgia varia entre R$ 5.000 a R$ 7.000  variando de profissional para profissional. Ela pode ser feita em Hospital ou em Clínica.

DURAÇÃO DA CIRURGIA

A bichectomia dura em média entre uma hora e uma hora e meia. Mas o tempo de duração da cirurgia dependerá da experiência médica e de quaisquer eventuais complicações que possam ocorrer.

DENTISTAS SÃO CAPACITADOS E PODEM REALIZAR A BICHECTOMIA?

Cirurgiões-Dentistas possuem todo o conhecimento necessário para realizar tal cirurgia, já que para a realização desse procedimento o profissional precisa ter conhecimentos anatômicos faciais, conhecimentos cirúrgicos e noções em anestesia local, além disso, tal cirurgia é feita através da cavidade oral. Tudo isso faz parte da área de conhecimento e domínio do cirurgião-dentista, principalmente em se tratando do Dentista especialista em Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial.

Mas infelizmente  de acordo com Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia – Resolução: CFO – 185/93: “Art 43. É vedado ao cirurgião-dentista o uso da via cervical infra-hióidea, por fugir ao domínio de sua área de atuação, bem como a prática de cirurgia estética, ressalvadas as estético-funcionais do aparelho mastigatório.” FONTE

Os resultados dos estudos a respeito da prática da Cirurgia Buco-maxilo-facial, realizada pela Câmara Técnica composta por representantes dos Conselhos Federais de Medicina e de Odontologia e das Sociedades Brasileiras de Anestesiologia, Cirurgia Plástica Estética e Reparadora, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, consideraram algumas regras que dispõem a Resolução do CFO no. 003/99 e a Resolução do CFM no. 1.536/98 que diz: “Art. 2É da competência exclusiva do médico o tratamento de neoplasias malignas, neoplasias das glândulas salivares maiores (parótida, submandibular e sublingual), o acesso pela via cervical infra-hioidea, bem como a prática de cirurgia estética, ressalvando as estéticas funcionais do aparelho mastigatório que é de competência do cirurgião-dentista.” FONTE

Veja abaixo alguns famosos que fizeram a cirurgia de Bichectomia para a redução das bochechas.

bichectomia1

bochechas-1

bichectomia1

Veja Também: 

Bichectomia – Reportagem do Fantástico ( Blog do Dentista)

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Veja Também!

perio

Instrumentação em Periodontia: Orientação Clínica

  Instrumentos Periodontais Os instrumentos periodontais tem como finalidade realizar o exame clínico, fazer raspagem ...