Início / Destaque / O Dentista, pai de Mark Zuckerberg, ensina como criar filhos empreendedores

O Dentista, pai de Mark Zuckerberg, ensina como criar filhos empreendedores

banneradsense2

O dentista Edward Zuckerberg, pai de Mark Zuckerberg (Criador do Facebook), deu uma série de dicas sobre como criou seus filhos para o mundo do empreendedorismo – e parece que essas lições funcionaram muito bem. O site Inc.com selecionou algumas dessas dicas, espalhadas por entrevistas concedidas ao longo dos anos. Zuckerberg1 Confira os conselhos para criar filhos mais empreendedores:

1. Adapte seu trabalho às suas capacidades e vontades

Mark Zuckerberg cresceu vendo seus pais tocarem e desenvolverem um negócio próprio. Edward, seu pai, tinha (e ainda tem) um consultório de dentista, e sua mãe, psiquiatra de formação, também trabalhava lá como secretária. Como resultado, Mark soube desde cedo como era ser responsável por seu próprio trabalho e crescer um empreendimento a partir de seu lar. Além disso, o ambiente do consultório também colocou o jovem Mark em contato com computadores – algo que viria a ser bastante importante no futuro.

2. Lidere pelo exemplo

Edward Zuckerberg é um dentista e ainda hoje ele e a mulher, Karen, tocam um consultório em Nova York. Assim, o jovem Mark passou a infância e a adolescência vendo os pais criarem seu próprio negócio – que também tinha uma série de equipamentos tecnológicos. Em uma entrevista para uma rádio local, Edward conta que seus filhos cresceram indo ao escritório, o que fez com que eles ficassem expostos a computadores por bastante tempo. “Isso com certeza estimulou o interesse de Mark pela tecnologia”, afirmou o pai do empreendedor.

3. Dê segurança aos seus filhos

Você já deve ter visto alguns casos de empreendedores que criaram seu negócio sem ter nenhum apoio – seja ele financeiro ou emocional. Porém, o mais comum é que quem tenha um suporte seja mais inclinado a tomar riscos. Edward Zuckerberg decidiu criar esse colchão antes mesmo de se casar: mesmo gostando muito de computadores, decidiu cursar odontologia, considerada uma carreira estável e lucrativa.

4. Descubra e desenvolva os interesses de seus filhos

Um conselho que Edward Zuckerberg aprendeu com sua esposa é não direcionar o modo de vida dos filhos. Pelo contrário: é preciso reconhecer quais são suas habilidades e ajudar no desenvolvimento dessas paixões. Como exemplo, o pai ensinou Mark Zuckerberg a programar no microcomputador Atari 800.

5. Demonstre aso seus filhos que você tem orgulho deles

Ao falar sobre Mark para uma rádio local, Edward Zuckerberg o descreveu como “um bom estudante”, “com uma afinidade especial para matemática e ciências”. Também contou que ele é “um cara quieto” e que “não gosta de se gabar de suas realizações.” Tudo isso para dizer que todo pai deve mostrar que se importa com seus filhos. “Eu tenho orgulho do que ele conseguiu, assim como tudo que todos os meus filhos já conquistaram.”

6. Imponha limites e Respeite-os

Na entrevista, Edward afirma que não acredita em punições físicas ou corporais. No entanto, ele ressalta que acha importante que os pais, ao observarem um comportamento inaceitável, mostrem imediata e claramente a seus filhos que esse tipo de atitude não será tolerada. Em outras palavras, as crianças precisam de orientações facilmente compreensíveis com relações a comportamentos inadequados. “Se você compartilhar seu desgosto sobre certas atitudes logo no começo das vidas dos seus filhos, eles já saberão como você se sente sobre certos assuntos”, diz o dentista.

7. Garanta espaço para a diversão na rotina de suas crianças

Nem tudo é disciplina. Edward conta que o fundamental é saber equilibrar regras com espaços para a criatividade. “Eu acho que extremos, em qualquer forma de ser um pai, não são bons. Crianças precisam ser versáteis. Tem um momento para trabalhar e outro momento para brincar”, afirma o dentista, também em entrevista a uma rádio local.

8. Leve o equilíbrio também para sua vida

Segundo Edward, o fato de seu trabalho e sua casa serem o mesmo espaço físico foi bastante positivo. “Eu recomendo bastante [esse tipo de arranjo] se ele funcionar para o seu trabalho. Ele me deu a habilidade de trabalhar e passar tempo em casa com as crianças ao mesmo tempo”, diz. Esse fato, segundo ele, ajudou bastante a família a equilibrar esses dois lados da vida. “Nós tínhamos uma situação única porque nosso consultório era em casa, e eu recomendo fortemente essa situação, se sua profissão for compatível com isso.”

9. Não se deixe envelhecer demais

Assim como os filhos, pais também precisam equilibrar tarefas e lazer.  Em outro artigo da new York magazine, Zuckerberg também foi descrito como um homem “de 57 anos notavelmente jovial”, apesar de sua careca. Essa característica é importante: independente da idade, os pais são modelos de vida para os filhos. E se eles deixarem os aspectos mais negativos da idade se apoderar de seus comportamentos, isso pode acabar se refletindo nas crianças.

Quer a indicação de uma BOA E EFICIENTE agência de marketing odontológico?

Anota aí: www.odontosolutions.com.br #euindico

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Sobre Daniel Moreira Bulhões

Graduando em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Ex-bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras (Brazil Scientific Mobility Program) na University of Kentucky nos Estados Unidos. Presidente e fundador da Liga Acadêmica de Prótese Dentária da UFAL, técnico em Prótese Dentária pelo SENAC-AL, monitor de Prótese Clínica da UFAL e monitor do Projeto Trauma Dental. Foi professor voluntário de Saúde Bucal dos cursos de extensão da Faculdade FACIMA para a Terceira Idade, estagiário do Ministério da Saúde no PET-Saúde, membro da comissão de tecnologia da informação e comunicação do CRO/AL e Presidente do Centro Acadêmico de Odontologia CAO-UFAL. Se aperfeiçoou em Cirurgia buco dentária e atualmente está se aperfeiçoando em "Odontologia Estética" (Dentística) e em Endodontia pelo Instituto Odontológico do Nordeste - IDENT. Venceu três prêmios como melhor Blog de Saúde, Cultura e Educação. É autor-responsável pelo Blog Profissão Dentista, Digital Influencer e Webmaster com experiência em Mídias Sociais e Marketing Digital na Odontologia.

Veja Também!

Festa de 07 anos do PROFISSÃO DENTISTA

Como o tempo passou rápido, não foi? Sem perceber, o Blog Profissão Dentista completou 07 ...