Início / Destaque / Drauzio Varella desmente boato que liga radiografias odontológicas a câncer de tireoide
dr-drauzio-comeca-serie-nova-no-fantastico-1473458616316_615x300

Drauzio Varella desmente boato que liga radiografias odontológicas a câncer de tireoide

banneradsense2

Drauzio Varella, o médico mais popular do Brasil, está bastante chateado por causa de um vídeo que circula no youtube, Facebook e Whatsapp, onde uma mulher não identificada afirma que, segundo ele, os casos de câncer de tireoide em mulheres estariam aumentando por causa da realização de mamografias e radiografias odontológicas.

Ela também critica profissionais de saúde que realizam esses exames por não oferecerem aos pacientes protetores de chumbo para o pescoço – parte do corpo que abriga a glândula tireoide.

protetor-de-tireoide
Protetor de Tireoide

 

Veja o VÍDEO DO BOATO abaixo:

A mulher, que não se identifica logo acima no vídeo, repete o texto de um boato mentiroso que já circulava nas redes sociais há cerca de três anos. A novidade de 2016 é o vídeo, cuja circulação explodiu justamente no “outubro rosa”, mês de conscientização sobre o diagnóstico do câncer de mama.

“Estou entrando em contato com uma advogada especialista em internet para tomar providências. Passamos tantos anos insistindo que as mulheres façam mamografia anualmente a partir dos 40 anos, e uma pessoa infeliz dessa usa meu nome para assustar as mulheres”, “Uma paciente minha que teve câncer de mama e hoje faz uma mamografia por ano para acompanhar veio me perguntar se deveria parar de fazer por causa disso, imagine!” diz o médico Drauzio Varella.

Mamografias e radiografias odontológicas trazem risco de câncer?

O risco de indução de câncer de tireoide após uma mamografia é insignificante. menos de 1 caso a cada 17 milhões de mulheres entre 40 e 80 anos que realizam mamografia anualmente. A dose de radiação para a tireoide durante uma mamografia é extremamente baixa (menor que 1% da dose recebida pela mama). Isto é equivalente a 30 minutos de exposição à radiação recebida a partir de fontes naturais.

“Se você faz radioterapia no pescoço, a tireoide recebe radiação. Tanto que temos que acompanhar todos os pacientes que se submetem a isso com cuidado. Mas daí a dizer que uma mamografia ou um raio-X odontológico pode provocar um processo desse é um absurdo”, explica Drauzio Varella à BBC Brasil.

A dose de radiação à qual o paciente é exposto durante uma radiografia dentária é mais de 100 vezes MENOR do que em uma mamografia.

Dr. Drauzio Varella também se manifestou através  da sua página oficial no facebook:

drauzio-varella-boato

Nesse video a Dra. Tábada, Dentista e Radiologista, explica porque a ausência do protetor de tireoide não acarreta em riscos para a saúde dos pacientes:

Fonte de Pesquisa: BBC Brasil e UOL

Veja também o post nas OdontoDivas: RADIAÇÃO IONIZANTE, MAMOGRAFIA E CÂNCER DE TIREOIDE 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Veja Também!

perio

Instrumentação em Periodontia: Orientação Clínica

  Instrumentos Periodontais Os instrumentos periodontais tem como finalidade realizar o exame clínico, fazer raspagem ...