Início / Curiosidades / DESGASTE DENTÁRIO: Atrição, Abrasão, Erosão e Abfração

DESGASTE DENTÁRIO: Atrição, Abrasão, Erosão e Abfração

banneradsense2

O Desgaste Dentário é um processo fisiológico que ocorre com o decorrer do envelhecimento , mas pode ser considerado patológico quando um grau de destruição cria problemas funcionais, estéticos ou de sensibilidade dentária.

ATRIÇÃO

É a perda da estrutura dentária causada pelo contato entre os dentes antagonistas durante a oclusão e a mastigação. É a ação de atrito entre a superfície de um dente conta o outro. Certo grau de atrição é fisiológico, e o processo torna-se mais perceptível com o aumento da idade. Quando a quantidade de perda dentária é extensa. Quando a quantidade de perda dentária é extensa e começa a afetar a estética e a função, o processo pode ser considerado patológico.

As superfícies mais predominantemente afetadas são aquelas que fazem contato com o dente antagonista. São frequentemente encontradas superfícies oclusais e incisais comprometidas, além das superfícies linguais dos dentes anteriores superiores e as vestibulares dos dentes inferiores anteriores.

atricao

ABRASÃO

É a perda patológica da estrutura dentária ou restauração pela ação mecânica de um agente externo. A causa mais comum é a escovação dentária com pasta abrasiva e escovação horizontal intensa. Outros hábitos podem estar associados, como por exemplo colocar entre os dentes lápis, palitos, cabos de cachimbo. Mascar fumo, quebrar nozes, roer unha, cortar linha, uso impróprio do fio dental, também podem causar abrasão clinicamente significativa. A abrasão é encontrada de várias formas, dependendo da causa.

OBS: Quando o desgaste dentário é acelerado por mascar substâncias abrasivas entre os dentes antagonistas, o processo tem sido chamado de de mastigação e apresenta características tanto de atrição quanto de abrasão.

abrasao

EROSÃO ou CORROSÃO

É a perda da estrutura dentária causada por processo químico somado à interação bacteriana com o dente. Carateristicamente a erosão é causada por exposição aos ácidos, mas agentes quelantes são geralmente a sua causa primária. A fonte de ácidos geralmente está em alimentos e bebidas, mas também pode ser por conta de regurgitação involuntária (esofagite, alcoolismo crônico, hérnia de hiato, gestação), regurgitação voluntária (bulimia), alumas medicações (vitaminas C mastigável, tabletes de aspirina), etc.

OBS: A erosão proveniente da exposição dentária a secreções gástricas é chamada de perimólise.

Os locais com maior frequência de erosão são áreas que não estão protegidas pela secreção serosa das glândulas parótidas e submandibulares. As superfícies vestibulares e palatinas dos dentes superiores e as superfícies vestibulares e oclusais dos dentes posteriores inferiores são as mais afetadas.  O envolvimento das superfícies linguais de toda a dentição inferior é incomum, possivelmente em decorrência da capacidade protetora da saliva  serosa proveniente da glândula submandibular.

erosao3

erosao2

ABFRAÇÃO

Perda da estrutura dentária devido a um estresse oclusal, que por flexão repetida provoca falha no esmalte e na dentina distante do ponto de pressão. A dentina é capaz de suportar um estresse maior que o esmalte. Quando as forças oclusais são aplicadas ao dente, a tensão é concentrada pode produzir rompimento nas ligações químicas dos cristais do esmalte nas zonas cervicais. Uma vez danificado o esmalte partido pode ser perdido ou ser mais facilmente removido por erosão ou abrasão.

A abfração tem uma aparência de cunhas limitadas à região cervical dos dentes e pode, com facilidade, assemelhar-se a abrasão cervical ou a erosão. Em geral afetam um único dente , não sendo os adjacentes atingidos. Além disso, as lesões ocasionais são subgengivais, uma região caracteristicamente protegida de abrasão e erosão.

abfracao

Fonte de Pesquisa: Neville

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Veja Também!

perio

Instrumentação em Periodontia: Orientação Clínica

  Instrumentos Periodontais Os instrumentos periodontais tem como finalidade realizar o exame clínico, fazer raspagem ...