Início / Curiosidades / Significado de CAD/CAM e sua utilização na Odontologia Restauradora

Significado de CAD/CAM e sua utilização na Odontologia Restauradora

banneradsense2

SIGNIFICADO DE CAD E CAM

Desenho auxiliado por computador (DAC) ou CAD (do inglês: Computer-aided design) é o nome genérico de sistemas computacionais (software) utilizados pela engenharia, geologia, geografia, arquitetura e design para facilitar o projeto e desenho técnicos.  A expressão CAD pode ser definida como processo d projeto, de desenho, que utiliza técnicas gráficas computadorizadas, por meio de programas (software) de apoio que auxiliam na resolução de problemas, associados ao projeto em questão, normalmente referente a forma 3D, daí ser importante também discutir-se o desenvolvimento de escâneres 3D, revolucionando e facilitando muito a utilização das ferramentas de CAD.

Já quanto ao CAM, se refere a Computer-Aided Msnufacturing, ou Manufatura auxiliada por Computador. Os sistemas CAM trabalham tendo como base modelos matemáticos provenientes do sistema CAD. Por meio desses modelos, os sistemas geram um arquivo de caminho de ferramenta através do pós-processador  (software que gera o programa do comando específico da máquina). A partir dos sistemas de CAM é possível transferir todas as coordenadas para que as máquinas (CNC, Comando-Numérico-Computadorizado) efetuem as usinagens da peça. Quanto maior a precisão do desenho gerado no CAD, maior será a precisão dos caminhos de ferramentas gerados pelo CAM e, consequentemente, uma peça de maior qualidade.  O CAM refere-se a todo e qualquer processo de fabricação controlado por computador, sendo os mais eficientes os tornos CNC, que se referem a máquinas controladas numericamente pelo computador. Atualmente a sigla CNC envolve diversos processos automáticos de fabricação, podendo ser usado como exemplos o torneamento, o fresamento e o corte a laser, mas os sistemas CAM por desgaste ou usinagem já vêm sendo substituídos por econômicos sistemas CAM por deposição ou acréscimo.

A tecnologia CAD/CAM é a união das duas coisas que em palavras simples significam que o computador que tem o software que permitiu o desenho, o projeto, pode “conversar” com a máquina CNC que o executará após os comandos necessários.

OS CAD/CAM constituem agora uma das maiores forças tecnológicas e econômicas já vistas na indústria. Infelizmente, esse fato não é compreendido pelo público em geral. Fora das comunidades de engenharia de manufatura e design, poucas pessoas percebem o potencial do CAD e CAM.

CAD/CAM NA ODONTOLOGIA RESTAURADORA

Quanto ao processo CAD/CAM na odontologia, sua história remonta ao final da década de 1970 e início dos anos 1980 em se tratando de máquinas comerciais, sendo o CEREC o primeiro sistema comercialmente viável disponibilizado aos cirurgiões-dentistas. Esse sistema continua hoje em sua versão BlueCam e OminiCam, sendo um dos sistemas mais comercializados em todo o mundo.

cadcam-sirona

Atualmente câmeras ópticas, digitalização por contato e escaneamento a laser são algumas das várias formas que permitem a captura de imagens diretamente da boca do paciente, com alta qualidade.

Na odontologia, o processo compreende três etapas distintas:

  1. Captura dos dados, a digitalização das imagens de boca ou modelo
  2. O trabalho no CAD, propriamente dito, a confecção virtual das próteses ou estruturas
  3. O trabalho no CAM, a confecção real do trabalho protético

A primeira etapa não necessita de procedimentos de moldagem e vazamento de modelos tradicionais , bem como sua montagem em articuladores, já outros sistemas de escâneres são laboratoriais e digitalizam modelos.

Obtidas as imagens do preparo em questão, do antagonista e sua articulação, passa-se à segunda etapa, que consiste em desenhar a prótese a ser confeccionada. Para isso utiliza-se o CAD propriamente dito, e essa etapa pode ser realizada no consultório ou em centrais de CAD. Nessa segunda etapa, um software bastante interativo auxilia a partir de um banco de dados, técnicos e cirurgiões-dentistas a elaborar um projeto de trabalho protético a ser confeccionado. Essas máquinas podem ser de uso clínico ou laboratorial (central de escaneamento).

Na sequência , após o desenho ou projeto realizado, o arquivo é enviado ao CAM,  a máquina que fará o trabalho protético em questão. Esse processo de manufatura pode ser realizado por adição (menos comum) ou desgaste, que neste caso é realizado através de  um programa de computador que controla uma unidade fresadora que possui um torno com movimento de vários eixos (horizontal e rotativo) responsável por usinar com a máxima precisão possível  o material escolhido da estrutura planejada anteriormente, para dar forma e acabamento.

FONTE: Aplicação dos sistemas CAD/CAM na Odontologia Restauradora.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Sobre Dr. Daniel Moreira de Bulhões

Cirurgião-Dentista graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Empresário e sócio proprietário da MOLART, loja de presentes exclusivos e criativos para dentistas. Ex-bolsista CAPES nos Estados Unidos durante o “Brazil Scientific Mobility Program” na University of Kentucky. Foi professor voluntário de Saúde Bucal dos cursos de extensão da Faculdade FACIMA para a Terceira Idade, estagiário do Ministério da Saúde no PET-Saúde, presidente e fundador da Liga de Prótese Dentária, três vezes monitor de Prótese Dentária na Clínica Integrada da UFAL, membro da comissão de tecnologia da informação e comunicação do CRO/AL e Presidente do Centro Acadêmico de Odontologia CAO-UFAL. Se aperfeiçoou em Cirurgia buco dentária, em Odontologia Estética, e atualmente está se aperfeiçoando em Endodontia e Dentística pelo Instituto Odontológico do Nordeste – IDENT. Venceu três prêmios como melhor Blog de Saúde, Cultura e Educação. É autor-responsável pelo Blog Profissão Dentista, Digital Influencer e Webmaster com experiência em Mídias Sociais e Marketing Digital na Odontologia.

Veja Também!

Festa de 07 anos do PROFISSÃO DENTISTA

Como o tempo passou rápido, não foi? Sem perceber, o Blog Profissão Dentista completou 07 ...