Início / Destaque / Pesquisa sugere que bruxismo está ligado a fatores genéticos

Pesquisa sugere que bruxismo está ligado a fatores genéticos

banneradsense2

O bruxismo é uma condição muito mais comum do que a gente pensa e é caracterizada pelo hábito de ranger ou apertar os dentes.

Uma nova pesquisa realizada em Temuco, no Chile, sugere que algumas formas de bruxismo podem ser determinadas geneticamente através da investigação do polimorfismo genético em certas mutações no genótipo dos pacientes.

O bruxismo afeta um em cada cinco adultos e até um bilhão de pessoas em todo o mundo. Essa condição pode causar danos graves à dentição e restaurações dentárias. Vários estudos indicam que o bruxismo é mais comum entre os indivíduos que têm um distúrbio do sono como ronco e apneia obstrutiva do sono e também pode estar associado a distúrbios mentais, ansiedade e estresse.

Pesquisas anteriores sugeriram que neurotransmissores do sistema nervoso central e seus genes poderiam estar envolvidos com o bruxismo. Por isso, um grupo de pesquisadores da Universidade da Frontier (UFRO) no Chile avaliaram vários genes relacionados com a serotonina em 130 pacientes com alguma forma de bruxismo. Esse estudo mostrou que o bruxismo do sono foi duas vezes mais comum entre os portadores de uma mutação no gene do receptor de serotonina. No grupo de estudo, 61 pacientes apresentaram bruxismo diurno, 26 sofreram de bruxismo do sono e 43 foram diagnosticados com ambas as condições.

Os resultados sugerem que os polimorfismos na neurotransmissão serotonérgica estão envolvidos no Bruxismo do sono. No entanto, ainda se faz necessária uma maior investigação para clarificar e aumentar o entendimento atual da fisiopatologia do bruxismo.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Sobre Daniel Moreira Bulhões

Graduando em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Ex-bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras (Brazil Scientific Mobility Program) na University of Kentucky nos Estados Unidos. Presidente e fundador da Liga Acadêmica de Prótese Dentária da UFAL, técnico em Prótese Dentária pelo SENAC-AL, monitor de Prótese Clínica da UFAL e monitor do Projeto Trauma Dental. Foi professor voluntário de Saúde Bucal dos cursos de extensão da Faculdade FACIMA para a Terceira Idade, estagiário do Ministério da Saúde no PET-Saúde, membro da comissão de tecnologia da informação e comunicação do CRO/AL e Presidente do Centro Acadêmico de Odontologia CAO-UFAL. Se aperfeiçoou em Cirurgia buco dentária e atualmente está se aperfeiçoando em "Odontologia Estética" (Dentística) e em Endodontia pelo Instituto Odontológico do Nordeste - IDENT. Venceu três prêmios como melhor Blog de Saúde, Cultura e Educação. É autor-responsável pelo Blog Profissão Dentista, Digital Influencer e Webmaster com experiência em Mídias Sociais e Marketing Digital na Odontologia.

Veja Também!

Marketing Tradicional X Marketing Digital

Marketing tradicional x marketing digital, qual escolher?   Até a primeira metade dos anos 90, ...