Início / Curiosidade / A cárie não é infecciosa e nem transmissível

A cárie não é infecciosa e nem transmissível

banneradsense2

👄A CÁRIE É UMA DOENÇA MULTIFATORIAL E PRECISA DA INTERAÇÃO DE DIVERSOS FATORES PARA SER DESENVOLVIDA

👉DIETA, HOSPEDEIRO (Dente) e BACTÉRIAS, somados ao fator TEMPO, e ao controle ou não da PLACA BACTERIANA (biofilme) durante a escovação são exemplos desses fatores para a sua formação.

NÃO É POSSÍVEL TRANSMITIR a doença cárie porque a formação de placa dental (biofilme) com potencial cariogênico é primariamente influenciada pela higiene oral do indivíduo, pela consistência de sua dieta, pelas profilaxias profissionais que ele recebe e por outros fatores mecânicos atuantes na limpeza da superfície dental.

NÃO É INFECCIOSA, pois o termo infeccção se refere a invasão de microorganismos num dado tecido, causando-lhe injúrias. E tal termo não pode ser aplicado à doença cárie, cujas bactérias causativas já estão presentes como membros naturais da flora oral de alguns grupos de indivíduos e que mesmo tendo a presença dos micro-organismos isso não quer dizer que a doença irá se desenvolver, pois existem diversos favores que influenciam na sua formação.

🔴Dúvidas?

 

FONTE: “Doença cárie: Nem infecciosa, nem transmissível!” Link do artigo: http://www.revistargo.com.br/revista/index.php/revista/article/viewFile/212/251

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Sobre Dr. Daniel Moreira de Bulhões

Cirurgião-Dentista graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Cursou parte de sua graduação nos Estados Unidos durante o "Brazil Scientific Mobility Program" na University of Kentucky. Pós-graduando em Prótese Dentária e Implante Dentário pela Faculdade de Sete Lagoas de Minas Gerais. Empresário, Diretor clínico da "Evolution Dental Clinic" e sócio-proprietário da MOLART (www.molart.com.br), loja de presentes exclusivos e criativos para dentistas. Foi professor voluntário de Saúde Bucal dos cursos de extensão da Faculdade FACIMA para a Terceira Idade, estagiário do Ministério da Saúde no PET-Saúde, presidente e fundador da Liga de Prótese Dentária, três vezes monitor de Prótese Dentária na Clínica Integrada da UFAL, membro da comissão de tecnologia da informação e comunicação do CRO/AL e Presidente do Centro Acadêmico de Odontologia CAO-UFAL. Se aperfeiçoou em Facetas e Laminados cerâmicos, Toxina Botulínica e Preenchimento Facial, Cirurgia buco dentária, Radiologia, Odontologia Estética, Endodontia e Dentística pelo Instituto Odontológico do Nordeste. Venceu três prêmios como melhor Blog de Saúde, Cultura e Educação. É autor-responsável pelo Blog Profissão Dentista, Digital Influencer e Webmaster com experiência em Mídias Sociais e Marketing Digital na Odontologia, onde palestra e dá cursos sobre o assunto.

Veja Também!

Resinas Compostas

As resinas compostas são extremamente versáteis podendo ser utilizadas em todos os tipos de cavidade, ...