Início / Curiosidades / A cúrcuma ou açafrão serve para escovar os dentes?

A cúrcuma ou açafrão serve para escovar os dentes?

Primeiramente vamos entender…

O que é cúrcuma?

A cúrcuma é uma planta medicinal, também conhecida por açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico. Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos. As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.


bela gil - criciuma

A Polêmica

A cozinheira Bela Gil, conhecida pelo seu programa de culinária saudável e por receitar alternativas caseiras para os produtos industrializados que consumimos no nosso dia a dia, acabou entrando em atrito com a classe odontológica após publicar um post sugerindo a substituição da pasta de dente pela cúrcuma, ou açafrão, para escovar os dentes. E a partir daí, muitas pessoas estão se perguntando, se realmente tal substância é mais eficiente, econômica ou mais saudável do que o creme dental recomendado pelos Dentistas.

insta

Claro que muitos fãs e seguidores da Bela Gil a defenderam, mas os Cirurgiões-Dentistas contrariaram a cozinheira em defesa do uso do creme dental. Muitos pediram para que ela se limitasse aos seus conhecimentos culinários e não se envolvesse na área odontológica da qual ela não tem conhecimento algum.

O professor de Odontologia da USP, Giuseppe Romito, afirmou: -“Não existe trabalho científico comprovando que a cúrcuma é ideal para escovar os dentes. Por mais conhecimento que ela tenha sobre culinária, não tem sobre saúde bucal. Fazer uma afirmação dessa sem fundamento cientifico é uma irresponsabilidade”.

A CÚRCUMA OU AÇAFRÃO É MELHOR DO QUE A PASTA DE DENTE?

NÃO!  Porque todos os benefícios citados por ela dizendo que a cúrcuma ou açafrão tem propriedade “Anti-séptica, Antibiótica e Anti-inflamatória” são devido a CURCUMINA, que contém uma mistura de antioxidantes fitonutrientes fortes, conhecidos como os curcuminoides presente no açafrão e responsável pela pigmentação amarelada dele.  A quantidade de curcumina presente na Cúrcuma/Açafrão é insignificante, sendo menos de 3% apenas de todos os constituintes do açafrão. Resumindo… Para que ela obtivesse todos esses benefícios seria necessário uma grande quantidade de curcumina isolada e purificada. Mas o seu custo é alto (10 gramas custa cerca de Mil Dólares), e para a maioria das pessoas, tal substância é inviável financeiramente. Além disso, a curcumina é praticamente insolúvel no nosso organismo que tem dificuldade de absorvê-la. 

O texto acima foi uma explicação dada pela Bióloga e Mestre em Biologia Celular e Molecular, Nanda Moura. Ela passou dois anos em um laboratório tentando desenvolver uma forma de colocar a curcumina dentro de células cancerígenas com o objetivo de destruí-las. Ou seja, ela sabe bem do que está falando!

Veja abaixo o que ela disse:

nanda moura curcuma

SOBRE O FLÚOR

Veja a postagem abaixo feita pela apresentadora que também mencionou que a INGESTÃO de flúor pela água e pasta de dente possui efeitos maléficos a sua saúde.

fluor bela gil

O que ela falou está correto?

O flúor é tóxico?

Depende! O flúor só é tóxico quando INGERIDO em grandes quantidades em um curto período de tempo. Por exemplo, a ingestão de 3 a 5 mg/kg pode causar sintomas como dor abdominal, diarreia, náuseas, vômito, hipoglicemia, dor de cabeça, fraqueza muscular, convulsões, etc. E quando ingerido de 5 a 10 g (32-64 mg/kg) em adultos e 16 mg/kg em crianças a dose pode ser letal causando a morte que normalmente resulta de parada cardíaca, choque e ocorrência de várias arritmias.

O flúor contido no creme dental é tóxico?

Não! O flúor é de uso tópico e só é tóxico se você tiver o estranho hábito de engolir pasta de dente. Ele não é tóxico se você escova os dentes normalmente e cospe.  Nenhum dentista manda seus pacientes ingerirem pasta de dente com flúor. Além do mais, todo mundo sabe que depois que escovamos os dentes. precisamos cuspir e não engolir o creme dental.

Então não se preocupe! Pois todas as substâncias encontradas na composição dos cremes dentais disponíveis no mercado são seguras para o uso do consumidor, e seus ingredientes são resultados de anos de pesquisas científicas e possuem a aprovação dos órgãos reguladores americanos, europeus e brasileiros.

O flúor contido nas redes de abastecimento de água é tóxico?

Não! Apesar do flúor estar presente nas redes de abastecimento hídrico, na água ele encontra-se em quantidade limitada e controlada com o objetivo de combater a doença cárie na sociedade, sem gerar malefícios à nossa saúde.

 

MINHA OPINIÃO  

A boca é sua e você é livre para escovar os dentes com o que você quiser!

Já vi todo tipo de receita caseira na internet. E acredite se quiser, tem gente por aí escovando os dentes com casca de banana e carvão, tem vídeo no youtube ensinando a clarear os dentes com bicarbonato de sódio e limão, existem receitas de como clarear os dentes com água oxigenada, etc. Porém o que todas essas receitas mágicas tem em comum? Nenhuma tem embasamento científico! Todas elas, ou pelo menos a maioria delas, assim como a dica de escovar os dentes com cúrcuma, são baseadas em experiências ou crenças pessoais de leigos.

Se a apresentadora gosta de escovar os dentes dela com cúrcuma, isso é um direito que ela tem. Mas por se tratar de uma personagem pública e uma profissional da saúde, eu achei a atitude dela irresponsável por divulgar tal coisa sem fundamento científico.

O importante é escovar os Dentes!

Sozinhos, a cúrcuma e o creme dental, de nada servem! Mais importante do que questionar qualquer substância química, industrializada ou natural é afirmar a importância do ato mecânico da escovação. Essa sim é indispensável à sua saúde bucal. A simples ação de passar a escova e o fio dental nos dentes, retirando a sujeira, é o real e mais eficiente fator contribuinte para a prevenção dos mais diversos problemas bucais. É por isso que os cremes dentais são abrasivos, para contribuírem ainda mais nesse atrito mecânico.

anima

Veja Também:

Sobre Flúor, Bela Gil e Açafrão no Medo de Dentista

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:

Comente Aqui!

Comentário(s)

Sobre Dr. Daniel Moreira de Bulhões

Cirurgião-Dentista graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Cursou parte de sua graduação nos Estados Unidos durante o "Brazil Scientific Mobility Program" na University of Kentucky. Pós-graduando em Prótese Dentária e Implante Dentário pela Faculdade de Sete Lagoas de Minas Gerais. Empresário, Diretor clínico da "Evolution Dental Clinic" e sócio-proprietário da MOLART (www.molart.com.br), loja de presentes exclusivos e criativos para dentistas. Foi professor voluntário de Saúde Bucal dos cursos de extensão da Faculdade FACIMA para a Terceira Idade, estagiário do Ministério da Saúde no PET-Saúde, presidente e fundador da Liga de Prótese Dentária, três vezes monitor de Prótese Dentária na Clínica Integrada da UFAL, membro da comissão de tecnologia da informação e comunicação do CRO/AL e Presidente do Centro Acadêmico de Odontologia CAO-UFAL. Se aperfeiçoou em Facetas e Laminados cerâmicos, Toxina Botulínica e Preenchimento Facial, Cirurgia buco dentária, Radiologia, Odontologia Estética, Endodontia e Dentística pelo Instituto Odontológico do Nordeste. Venceu três prêmios como melhor Blog de Saúde, Cultura e Educação. É autor-responsável pelo Blog Profissão Dentista, Digital Influencer e Webmaster com experiência em Mídias Sociais e Marketing Digital na Odontologia, onde palestra e dá cursos sobre o assunto.

Veja Também!

Preparo Químico e Mecânico em Endodontia

Preparo Biomecânico INSTRUMENTAÇÃO DE CANAIS Consiste basicamente em limpeza e modelagem dando uma forma ao ...